Dica de decoração:
Ola minhas lindas, espero que estejam todas bem, rs!
Hoje vou mostrar finalmente o meu feito, que comentei anteriormente com vocês sobre meu cantinho de makes que eu queria muito, rs!
Vou mostrar para vocês passo a passo do que eu fiz para reformar uma penteadeira antiga que ganhei da minha Avózinha linda (Dona Dirce, fofa). Optei em reformar uma penteadeira usada, porque se fosse comprar uma nova sairia muito mais caro e ainda não ficaria personalizada da forma que eu gostaria, rs! Mas admito que essa penteadeira estava tão sofridinha, coitada, rsrs! Mas no fim eu consegui restaura-la e deixa-la com a minha cara. Para quem quiser se inspirar em fazer um cantinho só seu de maquiagens, fique a vontade para se inspirar e ter ideias de como fazer e por onde começar. Vejam o resultado que eu simplesmente amei...
Bom meninas como era uma penteadeira usada, antiga e estava muito sofrida, ela veio um tanto molenga, algumas partes quebradas e os espelhos danificados. Tive que buscar na casa da minha Avó e ela mora um pouco longe da minha casa, para a penteadeira entrar no carro, foi necessário desmonta-la, por isso vocês verão as fotos do antes e durante apenas das partes, mas acho que dará para vocês saberem o que é cada peça, rs. Vou explicar passo a passo do que fiz, até ela chegar a este resultado. Então vamos conferir!
1. Espelho:
Preferi começar pelo espelho que é a parte que achei que teria mais trabalho e queria saber se eu conseguiria salva-lo de alguma forma porque estava com as laterais muito manchadas devido a umidade na casa da minha avó. Vejam todo o processo de restauração com técnica de Patchwork com tecidos:
Espelho Original. (Antes)
Tampei todo o espelho com jornal e fita adesiva, para proteger e não cair cola no espelho.
Comprei 1kg de retalhos em uma loja de tecidos próxima a minha casa. Foram bastante porque não sabia exatamente as cores e tipos de tecidos que eu usaria para fazer a técnica de Patchwork no espelho. Gastei aproximadamente 10,00 reais com os tecidos, mas se vocês já tiverem tecidos ou até mesmo quiserem usar papel, ai fica a preferência de vocês.
Assim que eu decidi quais tecidos usar, cortei todos em tiras sem uma medida especifica e coloquei numa ordem que gostei e achei que combinava, antes de começar a colagem.
Com ajuda de um pincel reto (não sei especificar o número do que usei, mas pode ser de qualquer tipo apenas para auxiliar na aplicação da cola) comecei aplicar a cola branca na madeira do espelho, antes de aplicar o tecido. Dica: passe a cola somente antes de colocar o tecido, não passe em toda a madeira para depois colocar o tecido, porque endurece a cola antes de finalizar o trabalho.
Após aplicado a cola no lugar desejado, aplique o tecido sobre a cola, esticando-o bem para que não haja bolhas e aplique bem rente ao espelho.
Em seguida aplique a cola por cima do tecido para criar uma película brilhosa sobre a moldura de patcwork, dando um bonito acabamento. Faça isso após aplicar cada tecido, um por um. Usei cola branca que é de fácil aderência e seca rápido.
Assim é o resultado após secar por 12 horas.
Após a secagem dos tecidos, fazer o mesmo processo de colagem com o restante dos tecidos que ficam sobrando para fora da moldura. Colar da mesma forma na parte de trás. Eu não me preocupei em tomar tanto cuidado com acabamento na parte de trás, porque essa parte ficara virada para a parede e não achei tão necessário. Mas vai da necessidade de cada um ou até mesmo quem acha interessante usar a técnica do Patchwork em espelho para vender.
Após retirado a fita adesiva ficou dessa forma. Para dar um melhor acabamento e cobrir algumas manchas no espelho, usei outras cores de tecidos.
Cortei tiras de tecido do tamanho que achei que ficaria bom para cobrir as manchas do espelho.
Passei cola branca na parte da moldura antiga do espelho e um tanto também no espelho.
Em seguida apliquei tira a tira de tecido e pincelei cola nas divisórias entre cada um deles, para que não fiquem soltando posteriormente.
Ficou dessa forma a fase final do espelho reformado e personalizado. (Depois)
2. Bancada
Na bancada tive que pensar um pouco se daria certo eu manter aquele espelho ou não. Após analisar muito, optei por não utilizar aquele espelho pois estava muito manchado nas laterais e no centro também. Dessa forma escolhi a opção de cobrir com um tecido que combinasse com os tecidos do espelho e pintar as partes em madeira. Vejam o processo:
1ª parte>> Pintura
Reparem que a parte de cima está bem sofrida com o espelho desgastado e manchado, além das partes da madeira que estão danificadas.
Parte de dentro e gavetas
Base de apoio (pés da penteadeira)
Para pintar a parte de madeira utilizei o mesmo pincel que usei para passar a cola branca e um outro pincel de rolinho. Comprei uma tinta especifica para madeira na cor branca e usei um corante na cor Lilas para chegar na cor desejada (custo de todo o material por volta de 27,00 reais).
Pintei a primeira mão de tinta com o pincel de cerdas chatas e a segunda mão de tinta com o pincel de rolinho para a cor ficar mais uniforme.
Na primeira fase da pintura ela ficou assim, ainda com o espelho visível.
2ª parte>> Camuflagem de espelho
Escolhi um tecido grande que eu já tivesse utilizado no Patchwork do espelho. Medi exatamente o tamanho do espelho, marquei com caneta no verso do tecido e cortei.
Em seguida passei cola branca no espelho com ajuda do pincel do inicio de cerdas chatas, e apliquei o tecido em cima do espelho. É necessário esticar bem o tecido para que não fique dobras e nem bolhas.
O mesmo tecido também utilizei para forrar as gavetas. Da mesma forma marquei o tamanho exato no tecido e recortei, colei com a mesma cola branca.
Como na bancada utilizei tecido, havia uma grande possibilidade de sujar rápido se caísse maquiagem ou qualquer outra coisa. Então resolvi proteger o tecido e toda a bancada com papel contact transparente, dessa forma protege a bancada ficando mais fácil a limpeza e ainda deu um acabamento bonito. O mesmo processo fiz no fundo das gavetas.
A fase final com o espelho camuflado ficou dessa forma
3.Resultado Final:
Bom minhas lindas depois de tanto trabalho, juntando todas as partes a penteadeira se formou e ficou assim, espero que tenham curtido o processo de reforma da penteadeira. Pois não foi rápido, mas também não foi difícil! Demorei exatamente 1 semana para fazer e termina-la todinha, porque fazia apenas nas minhas horas vagas. O custo que tive com os materiais entre tecidos, cola, pinceis e tinta foi por volta de 55,00 reais, nada caro pra quem não comprou o móvel. A penteadeira estava bem judiada porque é muito antiga, mas gostei do resultado após finalizada e tomara que vocês também tenham gostado. Vejam a primeira decoração de imediato e como ela ficou como cantinho de Makes no meu quarto, qualquer mudança eu mostro posteriormente. Grande beijo!
Até a próxima minhas lindas, beijos !!!
♥ ♥ ♥
#cantinho #cantinhodemakes #makes #penteadeira #pronta #reformada #reforma #restaurada #restauracao